31 março 2010

LHC: Quem tem medo de Buraco Negro?

E finalmente funcionou o LHC!  Agora vamos finalmente recriar o Big Bang, forjar um Buraco Negro em Laboratório e achar a partícula que cria todo o cosmo?  Acho que não...  a foto abaixo tem cara de Big Bang?  Pois é... não tem.  Então vamos lá falar sobre algumas verdades práticas.

Protons explodindo após colisão (está vendo algum buraco negro?)

A primeira coisa é que NÃO ESTÁ SE RECRIANDO O BIG BANG!  Então podem parar com essa histeria de Buraco Negro, até porque não Big Bang não tinha nenhum Buraco Negro, porque a matéria estava em aceleradíssima expansão... não tinha como uma singularidade se formar tão rapidamente.  Aliás, esse é o ponto.  Não tinha como nenhum tipo coeso de matéria se formar tão rapidamente, assim, as partículas elementares (bósons, quarks, glúons, etc) podiam ser encontrados abundantemente em suas formas livres.  E é isso, e somente isso, que está sendo recriado no LHC: a idéia é chocar prótons em alta velocidade para que eles se quebrem e seja possível por alguns instantes ver tais partículas livres.  Acaba aí qualquer semelhança com o Big Bang!

Sensor(!) do LHC.  Tudo isso pra detectar algo menor que um proton!

Com isso, os cientistas planejam observar partículas até agora previstas apenas teoricamente.  Uma delas e, somente uma delas, é o tão falado Bóson de Higgs (chamdo também de A Partícula de Deus).  Cada uma das partículas fundamentais traz uma ou mais propriedades à matéria.  Exemplo: Glúon para a força nuclear forte, o Graviton para a gravidade, o Fóton para a luz, etc.  A propriedade trazida pelo Bóson de Higgs é simplesmente a... MASSA!  Sim... a massa dos corpos é fruto do Bóson de Higgs.  Por isso a sua importância.  Por isso dizem que ele forma tudo... claro.  Tudo o que tem massa!

Nerds bons de mira comemorando o sucesso da operação

Pois é... podem existir grandes corpos sem massa?  Outra pergunta a ser respondida pelas teorias e pelo LHC.  E os Quarks, existem?  Tomara... senão muita coisa vai ter que mudar! Enfim... se o LHC fizer descobertas razoáveis, teremos a teoria do Modelo Padrão validada (embora saiba-se que ela é uma grande forçada de barra) e viveremos felizes para sempre.  Se ele fizer grandes descobertas... aí sim, os cientistas terão ocupação para 20 séculos e serão obrigados a jogar fora o modelo padrão.

Fortes emoções virão... se quiser, pode pesquisar também sobre física das cordas, branas e dimensões adicionais no Google... vai ser útil pra entender a revolução que o LHC pode representar.

Abs.

Marcadores:


1 Comments:

Postar um comentário



<< Home